Usina promove debate sobre tabagismo

Fumar Mata! Toda a gente sabe, mas então porque é que se continua a fumar? Ou melhor: Porque é que se começa a fumar?
Estas são algumas das questões levantadas no espectáculo de Teatro-Debate “Só de vez em quando” dirigido a adolescentes e que partiu de um pedido do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo da Direcção Geral de Saúde.
Tal como em outras questões relacionadas com saúde e adolescentes, hoje em dia, a informação está disponível em todo o lado. Todos conhecem as consequências do tabaco. Percebeu-se que o problema não é falta de informação, mas que o importante é alterar comportamentos. É nesse campo que o Teatro-Debate pode ajudar as entidades/instituições a trabalhar as mudanças, no sentido em que o público pode experimentar em cena, de forma segura, as suas ideias, opiniões, propostas para possíveis alterações de comportamentos que podem vir a comprometer a sua saúde e bem estar.
É tendo estes aspectos em conta que surge o convite para a criação de um espectáculo sobre prevenção do consumo de tabaco, para adolescentes, a que demos o nome “Só de vez em quando” porque pela pesquisa que fizemos percebemos que é assim que sempre começa “só de vez em quando”, para estar com os amigos, para impressionar aquela rapariga ou aquele rapaz, porque fica fixe… e depois? Depois, é toda uma espiral da qual não é fácil sair sem ajuda.
Uma grande dificuldade que sentimos foi, como falar deste assunto sem ser moralizador? Todos sabemos que os adolescentes não suportam lições de moral! Neste aspecto foi importante a colaboração de alunos da Escola Secundária Maria Amália em Lisboa que participaram em vários ensaios abertos e cujas opiniões foram bastante pertinentes e a quem agradecemos, agora, publicamente.
É ainda importante salientar que para a criação deste espectáculo a Usina contou, uma vez mais, com a colaboração de Maria Villacis, da Companhia Entrées de Jeu em Paris. Especialista na metodologia do Teatro-Debate.