Macacos e Pombos

 

“Há um site que toda a gente na escola conhece e onde as pessoas põem mensagens com insultos sobre mim, onde põem o meu nome e o nome da minha escola e o ano que frequento. Têm escrito muitas coisas vis e mentirosas sobre mim e não sei o que fazer. A minha mãe quer envolver a polícia.” (mensagem enviada para Bullying Online, in Público, 18-11-2005)

“(…) no ano de 2015, os habitantes da região europeia deverão ter maiores oportunidades para viver em envolvimentos físicos e sociais mais saudáveis, tanto em casa como na escola, no local de trabalho e na comunidade local.” (Medida 13 da O.M.S., in Análise Psicológica, 4 (XIX), p. 535, 2001)

“Tanto a vítima como o agressor precisam de ajuda (…). Para isso é preciso ouvir as razões de ambos os lados.”(Carlos Neto, depoimento citado in Visão, Março de 2005)

 

SINOPSE: Macacos e Pombos é um espectáculo de Teatro-Debate constituído por um prólogo e seis situações de violência em ambiente escolar.

 

Cena 1: O teste

Tema: A chantagem
João vê-se obrigado a dar a resposta do teste a Paulo. Como dizer não a uma chantagem que poderá transformar-se num ciclo vicioso?

Cena 2: O “corredor da morte”

Tema: Brincadeiras perigosas / Como pedir ajuda quando sou vítima?

Jogo ou violência física? Qual a fronteira? Se João pedir ajuda a um adulto, perderá os seus amigos? Sofrerá represálias por parte do agressor?

Cena 3: O jogo de espelhos

Tema: Roubo ou empréstimos forçados

Quando testemunho uma situação de furto ou agressão, o que devo fazer? João é vítima de um acto de violência por parte de Paulo, na presença de um colega que não se envolve. Será correcta a atitude da testemunha?

Cena 4: A festa

Tema: A exclusão

Luísa, para ser aceite pelo grupo, deve renunciar à amizade de João? João, receoso de ser excluído do grupo, decide afastar-se. Será esta a melhor opção?

Cena 5: Mensagens suaves

Tema: Ofensas, injúrias, ameaças

Como resposta às agressões de Paulo, João responde com mensagens anónimas. Telemóvel, Internet… meios criados para aproximar as pessoas, podem converter-se em instrumentos de violência com graves consequências. Como gerir esta nova realidade?

Cena 6: Quem é quem?

Tema: Agressão física / Como pedir ajuda quando sei que sou culpado?

Paulo encontra-se numa situação muito complicada. Pedir ajuda implica reconhecer-se como culpado por erros anteriores. Conseguirá Paulo sair desta situação?Será a agressão física a melhor resposta a um acto de violência, sim ou não?