Teatro-Debate

O Debate Teatral ou Teatro-Debate, consiste na representação de uma peça em que são apresentados determinadas situações susceptíveis de discussão a um público específico. É uma forma de teatro comunitário, destinado a levar as pessoas a reflectir sobre os problemas com que se deparam e de as envolver na forma de os ultrapassar.

O Teatro-Debate assenta, fundamentalmente, na participação activa do público realçando, assim, a importância da opinião individual numa discussão geradora de soluções

Esta participação do público, na 2ª Parte da peça, acontece sempre que alguém reage à forma como a situação é conduzida no palco. Há, então, a possibilidade de subir ao palco, vestir o personagem e dar um curso diferente à cena.

Este tipo de metodologia implica, assim, um enorme trabalho de formação contínua de todo o grupo, pois é no improviso que acontece o debate.

Condições de realização dos espectáculos de Teatro Debate

Os nossos Atores

  • Magda Novais – Dir. Artística

    Começou a fazer Teatro na escola aos 10 anos e percebeu que era o que queria fazer para o resto da vida! Aos 15 anos inicia o curso livre de Teatro dos Satyros e em 1999 entra para a ESTC onde vem a terminar a Licenciatura em Teatro – Actores e Encenadores. (mais…)

  • Ana Vargas

    Nasceu no Porto em 1980 onde se licencia em Estudos Teatrais pela ESMAE–IPP. Desenvolve a sua actividade profissional em várias vertentes, como actriz, encenadora e pedagoga. Coordena o curso livre de teatro da Esmae-IPP desde 2012. (mais…)

  • António Abernú

    António Abernú, estudou Engenharia Aeronáutica mas terminou no Cendrev, Évora. Actor, Encenador, Formador, e Autor de Teatro. Em 2000, funda a ASTA – Associação de Teatro e outras Artes, Covilhã. (mais…)

  • Carlos Custódio

    Formou-se como actor no Centro Dramático de Évora onde tambem estagiou.
    Foi um dos Participantes portugueses do Projecto Thierry Salmon (Ex-Ècole Des Maitre) onde trabalhou com Jan Fabre.
    Concluiu o Curso de gestão e Produção de Artes do Espectaculo no Forum Dança. (mais…)

  • Eduardo Frazão

    Actor, professor, encenador, futebolista amador, de horas vagas, leitor poeta e amante, hoje ou num futuro distante, aprendiz de feiticeiro. (mais…)

  • Fábio Vaz

    Licenciado em Teatro pela Universidade de Évora.
    Mestre em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Relatório de Estágio “Palavra do Corpo em João Mota”, com orientação de Luca Aprea e Eugénia Vasques. (mais…)

  • Filipe Moreira

    Natural do Porto, Filipe Moreira é coreógrafo, bailarino, ator e cantor lírico.
    Filipe é licenciado em Coreografia pela Falmouth University (2012-2013, Reino Unido) e formado em Teatro pela Academia Contemporânea do Espetáculo (2005-2009). (mais…)

  • Hugo Carvalho

    Hugo Carvalho – Estudou Educação Física e Desporto na Universidade Lusófona.  Trabalha como monitor e coordenador de campos de férias desde 1992. É Formador em Cursos para Monitores de Colónias de Férias.  Tem também o Curso de monitor de desportos verticais. (mais…)

  • Inês Mexia

    Nasceu em Lisboa em 1977.
    Estreou-se no teatro aos 15 anos num Workshop no Teatro Ibérico. Aos 19 ingressou na Licenciatura de Estudos Teatrais da Universidade de Évora. Ao longo do curso trabalhou, como actriz, em diversas companhias tanto amadoras como profissionais. (mais…)

  • Nuno Loureiro

    Nasceu em 1977 em Vila Nova de Gaia. Licenciado em Estudos Teatrais pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto em 2003. (mais…)

  • Pedro Oliveira

    Nasceu em Santarém a 1 de Julho de 1973 e iniciou a sua actividade teatral em 1991, no teatrinho de Santarém.
    Em 1995, profissionalizou-se como actor, pelo Centro Dramático Bernardo Santareno (Santarém). Até 2005, participou como actor nesta companhia em cerca de 40 produções. (mais…)

  • Raquel Oliveira

    Formada na Escola Profissional de Teatro de Cascais (2011) e sempre que pode complementa esta formação com cursos extra, o último foi na Índia na companhia Adishakti Theatre (2015). (mais…)

  • Sara Costa

    Natural do Porto (1981). Licenciou-se em Estudo dos Teatrais na ESMAE em 2004 e desde então participou em vários projectos e colaborou com várias companhias como actriz, formadora e encenadora. (mais…)