No inicio de 2015 a Usina recebeu o desafio de criar um espectáculo de Teatro-Debate dirigido a funcionários de lares de Idosos. O objectivo deste desafio prendia-se com a necessidade de melhoria da prestação de cuidados aos residentes de um lar, tendo em especial atenção a dignidade dos Idosos.
A criação deste espectáculo foi feita ao longo de cerca de 3 meses, onde a equipa começou por visitar um lar e falar com todos os profissionais, voluntários e utentes no sentido de perceber quais as dificuldades, angústias, problemas e realidades de cada interveniente no dia-a-dia da instituição.
A seguir uma fase de discussão e criação do espectáculo onde se procurou abordar todas as questões levantadas pela instituição e pelos elementos que a compõe. Finalmente em Maio a apresentação.
Quem assistiu divertiu-se e emocionou-se, houve risos e lágrimas e susteres de respiração. O Debate foi riquíssimo em reflexões e ideias de possíveis mudanças.
Para a Usina foi um prazer e um privilégio poder dar resposta à necessidade de trabalhar questões tão pertinentes como a dignidade dos idosos em instituição e a relação da instituição com os utentes, com a família e mesmo entre si.
Agora o espectáculo de Teatro-Debate “Até hoje fui sempre futuro” está aí, pronto para ser apresentado para todos aqueles que trabalham ou estão em formação para trabalhar em Instituições de apoio a Idosos: Direcção Técnica de Lar, Psicólogos, Assistentes Sociais; Auxiliares de Acção Directa e indirecta; Voluntários; Enfermeiros e Médicos; Animadores, Estudantes e Profissinais de Geriatria, de Fisioterapia.